team building

O voluntariado como Team Building

Team Building”, em tradução livre, quer dizer “construir o time”. Na área de Recursos Humanos, o Team Building é uma prática que se beneficia de diferentes atividades para promover o espírito de equipe no ambiente de trabalho, melhorando a convivência, engajamento e produtividade dos colaboradores e seus times.

team building

Atualmente, existem consultorias especializadas em Team Building, oferecendo às empresas diferentes tipos de atividades para integração e desenvolvimento das equipes internas. Normalmente estas atividades acontecem fora da empresa, num ambiente descontraído, uma vez que a base do Team Building são atividades lúdicas que privilegiem as relações interpessoais, o comprometimento e inclusive, o prazer. É comum que estas atividades abranjam esportes em equipe, por exemplo.

Mas e o voluntariado com isso?

Em posts passados aqui no blog, constatamos que o voluntariado corporativo aumenta o engajamento dos colaboradores com a empresa e discutimos como o voluntariado colabora para o desenvolvimento de competências e habilidades profissionais. Além disso, é sabido que o voluntariado auxilia no desenvolvimento de competências que permeiam as nossas relações interpessoais, tais como empatia, flexibilidade e responsabilidade.

Com todos esses benefícios já comentados, listamos abaixo os motivos para a prática de voluntariado ser empregada como atividade de Team Building:

  • O voluntariado geralmente ocorre em ambientes externos à empresa, promovendo um dia diferenciado aos participantes
  • É muito comum que os voluntários exerçam uma atividade diferente ao que costumam fazer na empresa, afastando-se da sua rotina de trabalho.
  • Uma ação de voluntariado exige planejamento, organização, trabalho em equipe e divisão de tarefas, atividades que compõe o dia-a-dia de uma equipe interna.
  • É possível que a ação exija que os voluntários sejam divididos em grupos menores, o que pode ser utilizado de maneira estratégica para beneficiar a integração dos colaboradores.
  • O voluntariado também é um trabalho e exige responsabilidade e comprometimento, mas permite maior descontração e flexibilidade que o trabalho diário.
  • A prática de voluntariado comumente traz sensação de prazer e conhecimento, sobre si mesmo e sobre o outro.

team building

Case Siemens: Social@Finance

Anualmente, a equipe financeira da Siemens no Brasil tem um dia diferente de trabalho, praticando o voluntariado. A ação é proposta e organizada por uma equipe de colaboradores da área que se juntam, já voluntariamente, para fazer contato com a instituição, levantar as demandas, planejar a ação, gerir as inscrições via Portal do Voluntário, organizar transporte, camiseta, lanche e todos os detalhes que a ação exige.

team building

Colaboradores do Financeiro da Siemens em ação de 2015

 

Todos os colaboradores das áreas financeiras de São Paulo e Jundiaí (SP) são convidados a participar, com liberação e apoio da Direção, além de verba destinada para a atividade, rateada entre as áreas envolvidas. A ação, que acontece durante todo o dia útil escolhido, geralmente é feita numa escola pública sob os moldes de mutirão, com atividades de pintura, revitalização, plantio, pequenos reparos, etc.

Nas últimas edições, o projeto contou com cerca de 80 colaboradores, que foram divididos previamente em grupos menores, segundo as atividades disponíveis e mesclando as áreas nas quais cada um trabalha dentro do Financeiro, facilitando assim a integração do time. A liderança das áreas participa trabalhando igualmente com os outros colaboradores, inclusive com a presença do CFO da empresa, atualmente Martin Kerkhoff.

Para a empresa, a responsabilidade social junto à comunidade que integra é um valor importante e engajar uma área específica num trabalho como esse, permite a transmissão desse valor aos colaboradores, além de proporcionar maior integração entre a equipe e as lideranças, através de uma atividade diferenciada, que traz benefícios tanto internos quanto externos.

team building

Colaboradores do Financeiro da Siemens em ação de 2013

Como pensar o voluntariado como Team Building na sua empresa

Utilizar o voluntariado como ferramenta de Team Building pode ser estratégico em seu Programa. Abaixo separamos algumas dicas para te ajudar:

  • Faça uma parceria com a área de Recursos Humanos. Nesta área você encontra pessoas especializadas no desenvolvimento de competências e habilidades interpessoais e profissionais que podem te auxiliar bastante.
  • Avalie os valores, missão e visão da empresa. Além disso, observe o contexto e clima e perceba quais são as competências e habilidades que precisam ser desenvolvidas. Reflita, em parceria com o RH, sobre como o voluntariado pode auxiliar nisso.
  • Execute um projeto “piloto”. Pode ser uma ação simples com uma área pequena. Tenha claro os objetivos da ação tanto para os beneficiários quanto para os colaboradores participantes. Ao final, avalie as interações e competências que eram esperadas.
  • Preparar os voluntários previamente pode ser uma boa opção. Apresentar o que será feito, contar sobre os beneficiários, propor reflexões e até tarefas para o time executar em equipe antes do dia da ação pode ser uma boa forma de preparar o terreno e atingir os resultados de integração e engajamento esperados.
  • Venda a ideia internamente aos gestores de equipes. Esta pode ser uma fonte de verba interna para o voluntariado. Nesse caso, a sua área fica responsável por organizar uma ação de voluntariado para os colaboradores da área “cliente” se engajarem e o gestor responsável apoia o projeto financeiramente, visando os benefícios de integração e desenvolvimento de sua equipe.
  • Pense nos projetos que seu Programa já possui: como é possível inserir Team Building neles? A parceria com o RH pode te ajudar neste planejamento.
  • Uma opção interessante é buscar organizações que já ofereçam oportunidade de Team Building, como por exemplo, o TETO-Brasil.

(Visited 230 times, 1 visits today)

2 comentários sobre “O voluntariado como Team Building

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *