voluntariado cidadão

Voluntariado Cidadão: Como mobilizar pelo bem do país

voluntariado cidadão

Todos nós sabemos da grande importância que o trabalho voluntário tem para a sociedade. Sem as milhares de ONGs, Associações e Fundações existentes em todo o Brasil certamente estaríamos vivendo em um país muito pior. Nada é mais poderoso do que um conjunto de pessoas motivadas e dispostas a colocar a mão na massa! E é justamente disso que o nosso país mais necessita.

Em situações de crise precisamos mais do que nunca nos manter unidos trabalhando para o bem e o futuro do país. Não é possível imaginar um país justo, igualitário e seguro sem o voluntariado. Para se atingir todos estes atributos é necessário muito mais do que um governo super eficiente… A complexidade e diversidade dos problemas exigem a mobilização e o engajamento ativo de toda a sociedade.

Então que tal mobilizar os colaboradores da sua empresa a pensarem em ações que podem ajudar o seu bairro, a sua cidade ou até mesmo todo o país? Listamos aqui algumas ideias que podem te ajudar nesta tarefa:

 

Mutirões de limpeza

Infelizmente, todos nós conhecemos um lugar da cidade que precisa de uma faxina urgente. Seja por falta de manutenção do poder público ou falta de zelo da população transeunte, o fato é que estes locais precisam ser ajudados. Uma força tarefa com pessoas dispostas a ajudar com certeza já será de grande valia.

Como fazer:

  • Trace um objetivo a ser alcançado: Vislumbre como a equipe gostaria de ver aquele local após a limpeza ser realizada.
  • Organize grupos responsáveis por tarefas específicas: Equipe de reciclagem, limpeza com água, limpeza com produtos químicos, etc.
  • Verifique com antecedência os materiais necessários: Faça uma lista dos materiais que serão necessários para o dia da ação, desde equipamentos de segurança individual até produtos específicos de limpeza.

Group Of Volunteers Tidying Up Rubbish On Beach

Fique atento:

Alguns locais podem precisar de autorização para receberem qualquer tipo de manutenção, busque sempre informações com a Subprefeitura do local ou administração regional do bairro.

 

Campanhas de conscientização

Mudanças de atitude com certeza ajudam muito a transformar a realidade. Quem joga uma ponta de cigarro no chão, por exemplo, pode pensar que não está causando mal algum a cidade. Mas esta publicação do site eCycle mostra o impacto das bitucas descartadas de maneira incorreta:

“Para se ter uma ideia, o tempo de decomposição de uma bituca descartada incorretamente pode chegar a até cinco anos, principalmente se for jogada no asfalto. Sem contar o fato de que ela contém mais de 4,7 mil substâncias tóxicas, o que prejudica o solo, contamina rios e córregos e entope tubulações e bueiros, sendo um dos fatores que causa as enchentes. E ainda, segundo informações do Portal do Governo do Estado de São Paulo, entre as estações secas, a bituca de cigarro é uma das principais causadoras de incêndios.”

Viu como é importante mudarmos pequenos hábitos diários? Campanhas de conscientização são fundamentais para este tipo de mudança.

Como fazer:

  • Escolha um tema para trabalhar: Converse com os voluntários e defina um tema de trabalho, é interessante que seja um problema local e que afete várias pessoas daquela população.
  • Pesquise: Definido o tema, agora é a hora de buscar o maior número de informações possíveis sobre o problema. Esta provavelmente é a etapa mais importante do trabalho, pois é com base nestes conteúdos que o grupo construirá os materiais de comunicação a serem utilizados na campanha, portanto é muito importante buscar informações em fontes confiáveis e até mesmo com profissionais da área.
  • Defina como será a campanha: A ação será somente através de veículos de comunicação ou também haverá um dia de mutirão em algum local específico? Trace uma estratégia com o grupo e defina cronograma e responsáveis.

Exemplo:

Para uma campanha de conscientização sobre a importância de jogar o lixo no lixo, além dos materiais de comunicação, também pode ser interessante organizar um dia de mobilização para distribuição de sacos de lixo para veículos em semáforos da cidade.

 

A importância da fiscalização

O Brasil é um país gigantesco e seria praticamente impossível que os servidores públicos fiscalizassem todos os problemas das cidades sozinhos. Os moradores podem, e devem, ajudar nessa fiscalização.

  • Tem um buraco na sua rua?
  • Está faltando manutenção no playground da praça?
  • Existem focos de dengue em um terreno abandonado?

Pois é papel de todo cidadão reportar estes problemas ao poder público local. Informe aos voluntários sobre os canais de contato da administração pública regional em que a empresa atua.

 

O Brasil que queremos só será construído a muitas mãos e cada um de nós tem um papel fundamental nesta história, sejam pessoas físicas ou empresas.

Compartilhe aqui nos comentários como a sua empresa tem ajudado a construir um Brasil melhor através do voluntariado.

ebook-blog

(Visited 214 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *