sacolinha de presentes

Sugestão de ação: sacolinhas de presentes

Todos os meses divulgamos na rede Sociomotiva um passo-a-passo de ação voluntária para promover na empresa ou ONG. Dia 12 de outubro é o Dia das Crianças, por isso elas são o tema desse mês.

Outubro é o mês das crianças e nesse tempo, é comum presenteá-las. A brincadeira das sacolinhas já é velha conhecida de muita gente, mas talvez esse mês seja uma oportunidade de você organizá-la com seus colegas, encerrando com uma festinha de confraternização entre adultos e crianças.

A ideia é que cada um escolha uma criança e, com as informações que tem sobre ela, a presenteie. Vocês devem combinar os itens necessários em cada sacolinha e cada adulto que aceitar participar deve se comprometer a montar a sacolinha da criança e entregá-la na confraternização.

sacolinha de presentes

 

Passo-a-passo

  1. Escolha uma instituição de confiança que atenda crianças. Peça indicação aos colegas. É importante fazer a parceria com instituições que atendam poucas crianças, para que todas recebam a sacolinha. Apresente a proposta para a instituição e marque a data da festinha na qual serão entregues os presentes.
  2. Defina os itens que cada sacola deve conter. Nossa sugestão: 1 par de sapatos, 1 conjunto de roupa, 1 brinquedo e 1 doce. Para que os presentes realmente agradem, peça à instituição as informações sobre as crianças (nome, idade, número de sapato e roupa, alguma curiosidade etc).
  3. Divulgue a ação na empresa. Você pode utilizar um álbum de fotos num grupo nas redes sociais ou do Portal de Voluntariado para colocar as informações de cada criança e o adulto comenta na foto da criança escolhida, por exemplo. Dessa forma, vocês vão fazendo o controle de quem escolheu quem.
  4. Mais perto da data da festa, relembre aos participantes do seu compromisso e dos itens necessários na sacola. Peça que cada um coloque seu nome e o nome da criança no pacote. Se forem crianças alfabetizadas, é legal incentivar que cada um escreva uma cartinha para a criança também.
  5. No dia, em parceria com a instituição, prepare uma festa para a entrega dos presentes. Não precisa ser nada muita elaborado: músicas animadas, brincadeiras, bexigas, cartazes e uma decoração bem colorida já dão o tom do evento. Cada voluntário pode levar um prato de comida.
  6. Aproveitem a festa para interagir e conhecer todas as crianças, além de se divertir bastante. No momento mais propício, cada adulto entrega a sacola à criança escolhida.
Lembre-se:

Fotografe a ação e divulgue os resultados para inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo!

 

Material Necessário

  • Papel de presente
  • Bexigas, cartazes, brinquedos, puffs e amolfadas para a festinha

 

Links úteis

 

banners-ebook-acoes-emergenciais-1

(Visited 133 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *