pote da gratidão

Sugestão de ação: Pote da gratidão

Você já deve saber que na rede Sociomotiva todo mês disponibilizamos sugestões de ação voluntária com o passo a passo para articularem por conta própria. Em janeiro é comemorado o Dia da Gratidão, o que é muito apropriado pra se começar um ano com boas energias. Então, para estimular os colaboradores a exercitarem este sentimento, confira nossa sugestão deste mês: o Pote da Gratidão.

pote da gratidão

Como funciona:

Você já deve ter ouvido falar desta prática, que tem sido cada vez mais divulgada nas redes sociais e nas rodas de amigos: trata-se de separar um potinho e diariamente colocar nele um papelzinho escrito com algo bacana que aconteceu naquele dia, ou algo pelo que a pessoa se sente grata naquele momento. Além de fazer esse exercício diário de gratidão, ao final do ano a pessoa deve abrir o pote para ler e relembrar as coisas boas que aconteceram.

Já na versão “empresarial” da brincadeira, elaborada por nós, trata-se de uma atividade em que os colaboradores ou departamentos recebem um pote vazio, com papéis e canetas, para que escrevam diariamente as coisas pelas quais são gratos. Ao final de um período combinado previamente (aqui sugerimos um prazo mais curto, como uma semana ou um mês) os colaboradores deverão abrir o potinho e ler os bilhetes para relembrar as coisas que os fizeram se sentir agradecidos ao longo daquele tempo.

Passo a passo:

  1. Distribua um potinho e pequenos papéis coloridos para cada grupo ou departamento.
  2. Explique aos colaboradores que eles deverão escrever diariamente um motivo pelo qual se sentem gratos e depositar o bilhete dentro do pote. Combine o período da brincadeira (pode ser uma semana ou um mês, por exemplo).
  3. Deixe claro como será realizada a iniciativa. Ressalte que o motivo pelo qual irão fazer essa atividade é para que exercitem o sentimento de Gratidão.
  4. Na data combinada, reúna os colaboradores para abrirem o pote e lerem os bilhetes em voz alta. Este será um momento para relembrar coisas bacanas que ocorreram naquele período e refletir sobre quantas coisas boas acontecem à nossa volta.

Material Necessário:

  • Potes de vidros recicláveis ou uma caixa de papel
  • Pedacinhos de papel ou post-its coloridos
  • Cartolinas coloridas
  • Tesoura
  • Canetas coloridas
  • Cola quente
  • Durex
  • Glitter

Lembre-se:

Se sua empresa faz parte da rede Sociomotiva ou se possui sua própria Plataforma de Voluntariado, fotografe a ação e compartilhe os resultados na rede!

Gostou da ideia? Baixe gratuitamente nosso eBook com sugestões de ação para o ano todo. 

banners-sm-conheca-a-sociomotiva

(Visited 531 times, 4 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *