pascoa-idosos

Sugestão de ação: doce vovô

Todos os meses sugerimos uma atividade na rede Sociomotiva para ser realizada com seus colaboradores. Dessa vez resolvemos sugerir uma ação para comemorar a Páscoa, que é celebrada no dia 16 de abril. Vamos aprender como organizar uma oficina de doces com idosos.

Fazer ovos de Páscoa é uma opção mais barata de presentar, mas também pode ser terapêutico e uma boa forma de se sentir produtivo. Por isso, sugerimos que convide os idosos de um recanto da terceira idade para uma oficina de doces, levando o material e auxiliando os idosos no processo de confecção de chocolates.

O que é?

Fazer os ovos é simples: derreter o chocolate, colocá-los nas forminhas, deixar esfriar. Mas essa ação vai um passo além disso. Ao trazer uma oficina de produção de chocolates para idosos, é possível criar um momento de interação e diversão que também os faça sentirem-se úteis e produtivos.

pascoa-idosos

Passo a passo:

  1. Selecione a instituição onde deseja realizar a oficina. Converse com a direção do lar de idosos e agende um dia e hora para a atividade. Aproveite também para verificar a cozinha local, verificando detalhes logísticos da atividade (como o espaço disponível) e recolher dados de quantos idosos participarão da atividade.
  2. Convoque os voluntários para a ação. Não se esqueça de divulgar data e local do evento. Publique a ação no portal de voluntariado de sua empresa (caso tenha), coloque cartazes em áreas de grande circulação e envie um e-mail de divulgação para a equipe.
  3. Certifique-se de que os voluntários tenham conhecimento básico para ensinar aos idosos como é o procedimento de confecção dos chocolates. Se preciso, realize um treinamento prévio, enfatizando que é preciso ter cuidado e supervisão integral com os vovôs.
  4. Caso não tenham os materiais disponíveis, faça as compras. As formas de chocolates podem ser encontradas em lojas de artesanato e artigos de festa. Também é importante levar chocolate suficiente para que todos produzam ovos de Páscoa. Se possível, leve chocolates diet, para que os diabéticos não fiquem de fora da oficina.
  5. No dia da ação, cheguem com antecedência para preparar o local da oficina. Uma boa dica é dividir-se em estações, com uma praça para picar e derreter chocolate, outra para colocar nas formas e rechear e uma para montar, decorar e embalar os ovos prontos.
  6. Deem a assistência necessária aos vovôs no processo de produção, deixando que tenham iniciativa no que for possível. Atentem-se ao fato de que cada pessoa terá limitações e habilidades diferentes e é importante respeitar isso para que se sintam produtivos e capazes.
  7. Ao final da oficina, realizem a entrega dos ovos prontos aos idosos. Uma idéia bacana é ajudá-los a fazer cartões para presentear pessoas queridas com os chocolates.

Material necessário:

  • Chocolate ao leite ou meio-amargo;
  • Chocolate diet;
  • Coco, amendoins, passas e outros ingredientes para incrementar o sabor;
  • Formas de silicone ou plástico para fazer os chocolates;
  • Espátulas de plástico;
  • Talheres;
  • Papel manteiga;
  • Assadeiras;
  • Papéis e fitas para embrulhar os ovos;
  • Papel e canetas para confeccionar os cartões.

Lembre-se:

  • Procurem preparar o ambiente da oficina com cadeiras e espaços de descanso para os idosos;
  • Registre a atividade com fotos e vídeos. Ao final, compartilhe os resultados no portal de voluntariado da sua empresa.

Links úteis:

 

Gostou da dica? Deixe seu comentário e nos conte!

Sociomotiva

 

(Visited 107 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *