Sugestão de ação: Papai Noel às avessas

Todos os meses divulgamos na rede Sociomotiva um passo a passo de ação voluntária para promover na empresa ou ONG. Neste fim de ano, elaboramos duas sugestões para celebrar o Natal de um jeito diferente. Aqui compartilhamos uma das atividades propostas: o Papai Noel às Avessas.

493283180

Como funciona

Trata-se de trazer um Papai Noel um pouco diferente para a confraternização de fim de ano. Na ocasião, os filhos dos colaboradores não irão receber presentes, mas sim entregar brinquedos ao Papai Noel para ajudá-lo a presentear as crianças carentes. Essa iniciativa estimulará não só a solidariedade, mas também o desapego! 🙂

 

Passo a passo

Se sua empresa já promove uma confraternização envolvendo as famílias no fim do ano, converse com os organizadores do evento para acrescentar o Papai Noel às avessas neste dia. Se não houver nenhuma comemoração prevista, siga os passos abaixo:

  1. Pense em um local da empresa onde você poderá realizar esta celebração. Por exemplo: o hall de entrada, a área externa da empresa ou um espaço próprio para eventos, se houver.
  2. Selecione instituições cujas crianças deverão receber os presentes. Se a empresa já tiver ONGs parceiras, pode selecionar uma ou mais delas.
  3. Divulgue a ação na intranet ou no portal de voluntariado da sua empresa e convide os colaboradores para trazerem seus filhos. Não se esqueça de passar as informações sobre o que as crianças deverão levar para doar: determine se serão brinquedos novos ou usados e se poderão doar também outras coisas como roupas, sapatos ou livros. É importante que tudo esteja em perfeito estado pra que sejam lindos presentes!
  4. Não se esqueça dos comes e bebes. Afinal, saco vazio não para em pé, certo? Que tal os próprios colaboradores trazerem os quitutes, estilo festa americana?
  5. Decore o ambiente onde será realizado o evento. Chame voluntários para esta tarefa! Não precisa ser nada grandioso, pois carinho e alguns enfeites de Natal já trarão bons resultados.

 

Material Necessário:

  • Fantasia de papai noel
  • Saco para receber os presentes
  • Enfeites de Natal
  • Toalha Branca e Vermelha
  • Pratinhos, garfinhos, copos e guardanapos.
  • Bebidas (água, suco ou refrigerante).
  • Comidas gostosas
  • Sorrisos

 

Lembre-se:

Registre esses momentos. Divulgue fotos, crie vídeos espontâneos. Coloque os resultados na página da ação no Portal de Voluntariado ou na Sociomotiva (caso sua empresa faça parte) e compartilhe em detalhes como foi. Peça aos voluntários que também escrevam sobre a experiência, assim a ação ficará ainda mais enriquecedora.

 

Dica:

Aproveitem para celebrar esse encontro tão especial e trocar ideias de ações voluntárias para o próximo ano.

 

Gostou da ideia? Então promova esta ação na sua empresa, ou compartilhe o passo a passo com os colaboradores para que eles mesmos promovam um Natal às avessas em suas unidades. 🙂 Um ótimo Natal!

 

conheça a plataforma completa para voluntariado empresarial

(Visited 115 times, 2 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *