Sugestão de ação: Leilão de desapegos

Dessa vez nossa sugestão de ação tem tudo a ver com Economia Colaborativa. Todos nós temos algum ítem em casa que está gardado no armário sem utilização, certo? Acontece que muitos deles estão em perfeito estado e poderiam encher os olhos de algum amigo ou colega que daria muito mais valor àquele objeto – e talvez até pagasse por ele.

Por isso, a proposta desta ação é fazer com que, através de um leilão, os colaboradores desapeguem de livros, eletrônicos, enfeites e acessórios que, embora estejam em perfeito estado, já não sejam mais usados com frequencia. O momento de troca dos objetos pode gerar um ótimo bate-papo e fazer com que os colaboradores conheçam mais sobre a vida, gostos e habilidades de seus colegas, gerando assim mais interação e melhorando o clima organizacional.

sugestão de ação economia solidária

 

Na rede Sociomotiva, todo mês disponibilizamos para as empresas participantes três sugestões de ação voluntária, com o passo-a-passo para articularem por conta própria. Este mês uma delas é o Leilão de Desapegos, que compartilhamos aqui:

Objetivo:

Estimular a interação entre as pessoas através da troca de objetos. A ação também serve para arrecadar verba para algum projeto ou ONG.

Material necessário:

  • Mesas e cadeiras para fazer o stande uma toalha para cobrir;
  • Etiquetas para anotar o preço mínimo de cada peça;
  • Equipamento de som, como microfone e caixas de som, para ajudar no Leilão;
  • Plaquinhas para os participantes ofertarem;
  • Um cartaz com as regras de funcionamento (você pode baixar um modelo aqui).

 

Passo a passo:

1) Reúna interessados

Antes de começar a ação, converse com seus colegas sobre a ideia e peça que já comecem a pensar em ítens a serem leiloados.

2) Defina data e local do evento

Combine o dia, horário e local. Procure um espaço na empresa que tenha grande circulação de pessoas, mas também que seja amplo e ventilado. Lembre-se de combinar com o pessoal responsável pela utilização dos espaços.

3) Divulgue

Realize uma divulgação bacana na intranet da empresa e na Sociomotiva, informando a hora, local e forma de participação. Conforme os colegas forem escolhendo seus ítens a serem leloados, você pode divulgar no álbum de fotos da ação, assim você vai despertando o interesse das pessoas. Também vale espalhar cartazes nos murais disponíveis.

4) Faça o leilão

Para o dia do evento, estabeleça as regras de funcionamento. Sugerimos o seguinte:

  • Decidir preços mínimos para as peças, acordadas entre o organizador (você) e o doador;
  • Deixar os objetos “em exposição” com os preços mínimos durante uns 10 minutos para que as pessoas circulem e vejam tudo;
  • Começar o Leilão pedindo que os participantes levantem as plaquinhas e digam o valor que pagam pelo item a ser leiloado;
  • Os participantes deverão fazer suas ofertas, até que a melhor oferta seja dada e vendida para quem a ofereceu.
5) Doe o valor arrecadado

Considere juntar uma porcentagem do valor arrecadado com os itens e doar para uma organização social que trabalhe numa causa que você e seus colegas apoiam. Se não conhece nenhuma instituição bacana, este link tem várias organizações e projetos sociais que fazem parte da Sociomotiva.

Variações desta ação:

Em vez de fazer um leilão, você pode promover um bazar comum, em que os preços já estão previamente definidos, ou mesmo deixar os produtos sem preços para que as pessoas negociem na hora.

Gostou da sugestão? Se você realizar esta ação, conte aqui nos comentários como foi a experiência! E se você ou sua organização fazem parte da Sociomotiva, veja o passo a passo de outras duas ações de Economia Colaborativa que disponibilizamos para os participantes da rede.

eBook Dia do Voluntário

(Visited 191 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *