Sugestão de ação: Feira pelo empoderamento feminino

Você já deve saber que na rede Sociomotiva todo mês disponibilizamos sugestões de ação voluntária com o passo-a-passo para articularem por conta própria. Em março foi o Dia Internacional da Mulher e no dia 30 de abril é comemorado o Dia Nacional da Mulher. Portanto, neste mês o tema é igualdade de gênero. Confira abaixo nossa sugestão de ação com passo-a-passo:

empoderamento feminino voluntariado

 

A Feira Delas

Cada vez mais acadêmicos debatem a relação da dependência financeira da mulher com situações de abuso e violência. Segundo estudo feito na Paraíba, a autonomia financeira é um dos principais fatores que ajudam as mulheres vítimas de violência doméstica a romper com o ciclo de agressão. Sendo assim, em tempos de economia solidária, que tal organizar uma feira que dê visibilidade às mulheres produtoras?

O que é a ação?

O objetivo é dar visibilidade às mulheres artesãs, promover a troca entre mulheres dos mais diversos contextos e fortalecer o movimento de economia solidária.

A ideia é promover uma feira para que mulheres artesãs possam expor e vender seus produtos; algo bem informal e simples de organizar. Use as redes sociais para convidar mulheres a participar, seja expondo ou comprando. Todo mundo conhece alguma mulher que produz alguma coisa: acessórios, ítens de decoração, doces, etc. Quanto maior a variedade de produtos, melhor. O espaço pode ser ajeitado de forma simples: algumas mesas para exposição, cadeiras, almofadas…

Material Necessário

  • Mesas
  • Cadeiras, puffs, etc.
  • Almofadas, cangas, etc.
  • Cartazes para divulgação

Passo a passo

  1. Crie a ação no Portal de Voluntariado da sua empresa (ou na rede Sociomotiva, caso sua empresa faça parte) e convide os colaboradores para ajudar na organização.
  2. Selecione uma data (a feira pode durar um ou mais dias, mas se for na empresa é importante ela funcionar principalmente no horário do almoço, quando as pessoas têm tempo de olhar com calma).
  3. Agora é hora de pensar num lugar. Se for feita na empresa, busque um espaço com bastante circulação de pessoas, como o hall de entrada. Outra sugestão é utilizar um espaço mais público, como o pátio de um colégio ou a área externa de uma ONG que seja parceira do seu Programa.
  4. Convide mulheres artesãs. Use a Sociomotiva e as redes sociais para convidar e pedir indicações. Vocês podem convidar ONgs parceiras da empresa e também começar uma divulgação boca-a-boca: todo mundo conhece uma mulher que faça algum tipo de artesanato ou venda outros produtos. Podem até mesmo ser funcionárias da empresa, ou amigas e familiares dos colaboradores.
  5. Arrume o espaço. Algumas mesas, cadeiras, almofadas, cangas… use a imaginação. Não precisa fazer nada mirabolante ou sofisticado. Crie um ambiente aconchegante e informal onde as expositoras e visitantes possam interagir.
  6. Divulgue a feira para todos os colaboradores da empresa e incentive que cada um convide também seus conhecidos.Utilize os canais de comunicação interna, o Portal de Voluntariado, as redes sociais e claro: o boca-a-boca.
  7. Aproveite a feira! Interaja com outras mulheres, conheça os produtos, troque ideias e experiências. Você e as voluntárias podem promover ainda um café colaborativo para coroar esse momento. Não se esqueça de registrar com muitas fotos e postar os resultados no seu Portal de Voluntariado ou na Sociomotiva (caso sua empresa faça parte) para motivar outras pessoas.

Observação: a ideia aqui é reunir mulheres, tanto vendedoras quanto compradoras, mas se você quiser convidar homens para participar como compradores, também pode ser bacana para também levá-los a refletir sobre a causa. Mas as vendedoras precisam ser todas mulheres, senão a ação perde o sentido. 🙂

Gostou da ideia? Então promova esta ação na sua empresa, ou compartilhe o passo-a-passo com os colaboradores para que eles mesmos promovam uma Feira Delas em suas unidades. 🙂

 

eBook Dia do Voluntário

(Visited 516 times, 1 visits today)

Um comentário sobre “Sugestão de ação: Feira pelo empoderamento feminino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *