Sugestão de ação: exposição folclórica

Todos os meses divulgamos na rede Sociomotiva um passo-a-passo de ação voluntária para promover na empresa ou ONG. Dia 22 de agosto é o Dia do Folclore Nacional, por isso este será o tema do mês (ah, em agosto tem também o Dia do Voluntário, mas as ideias de ações para o evento você pode pegar neste eBook).

Muita gente pensa que folclore são apenas as lendas, como Saci Pererê e Curupira, por exemplo, mas o folclore nacional engloba muito mais que isso: são danças, músicas, festas, literatura, costumes, brincadeiras, artesanato, superstições. Pensando nisso, que tal organizar em uma creche ou escola parceira do seu Programa uma exposição sobre a cultura folclórica? As próprias crianças podem ajudar a pesquisar o material para montar a exposição, de modo que elas conheçam e aprendam sobre nossas tradições. A ação também pode ser feita em um abrigo de idosos; nesse caso eles provavelmente ficarão muito satisfeitos em recordar tradições que viveram na prática.

Lembranca do Brazil

Passo a passo

  • Escolha o local para promover a exposição. O ideal é que seja dentro da organização parceira, mas em um local espaçoso, para que você possa promover um dia de inauguração da exposição chamando os amigos e familiares das crianças ou idosos. Não se esqueça de verificar se é necessário algum tipo de autorização.
  • Defina as tarefas dos voluntários. Você precisará de pessoas para ajudar a organizar o evento e coordenar o trabalho das crianças, ajudando-as na pesquisa. Também serão necessários voluntários no dia da inauguração, para fazer uma pequena celebração.
  • Divulgue a ação na empresa, recrutando voluntários para as atividades que você listou. Você pode usar a rede Sociomotiva (caso seja membro), o Portal de Voluntariado da sua empresa ou outros meios de comunicação interna que ela possua. Lembre-se também de divulgar o evento aos familiares das crianças ou idosos da organização.
  • Reúna os colegas que toparam ajudar e preparem a exposição. Imprimam as fotos, incluam uma etiqueta ou um papel com as informações sobre aquela imagem, coloquem as imagens nos locais escolhidos.
  • No dia da inauguração, faça uma bela celebração com música, dança e brincadeiras do nosso folclore.
Lembre-se:

Fotografe a ação e divulgue os resultados para inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo!

Material Necessário

  • Computador e impressora.
  • Imagens: fotografia, imagens da internet, recortes de jornal e revista, etc.
  • Para expor: cartazes, fita crepe ou dupla face, biombos, flipcharts, varal, etc.

Links úteis

banners-ebook-9-ideias-simples

(Visited 483 times, 7 visits today)

Um comentário sobre “Sugestão de ação: exposição folclórica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *