ODS

ODS: ideias de ações voluntárias para cada Objetivo

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em 2015. Dentro dos 17 objetivos está a Agenda 2030, formada por 169 metas que devem ser atingidas globalmente até 2030.

ODS

Já falamos anteriormente aqui no Blog que o alinhamento dos Programas de Voluntariado com os ODS é uma tendência do Voluntariado Empresarial. Empresas como a BB & Mapfre e a B3 (antiga BM&F Bovespa) enquadram suas ações de voluntariado dentro dos 17 ODS propostos pela ONU. Discutimos por aqui também como utilizar o voluntariado para alcançar tais metas globais e como promover o alinhamento da sua empresa aos ODS.

Sugestões de ações para cada Objetivo

Muitos gestores ainda têm dúvidas sobre como alinhar as ações de seu Programa com os ODS ou ainda encontra dificuldades para sugerir ações a seus voluntários em alguns temas. Por isso, separamos dicas de ações de voluntariado simples que podem se alinhar a cada um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Talvez você até identifique ações que já estão sendo feitas em sua empresa e que têm tudo a ver com os ODS, facilitando o alinhamento de seu Programa aos objetivos globais.

 

ODS 1 – Erradicação da pobreza

Algumas possibilidades de ação dentro deste Objetivo são: campanhas do agasalho, construção de moradias de emergência (como o TETO e o Habitat para Humanidade) , participação em projetos “adote uma criança” com ajuda e acompanhamento mensal e participação e/ou promoção de mutirões de melhorias básicas em comunidades.

 

ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável

ODS2

Oferecimento de refeições a pessoas em situação de rua, arrecadação de alimentos não perecíveis, oficinas de aproveitamento integral dos alimentos na comunidade, entrega de cestas básicas, campanhas de conscientização sobre desperdício e construção de hortas comunitárias são algumas das opções de ação que contribuem para o ODS 2.

Clique aqui e veja uma sugestão de ação, com passo a passo, de uma ceia comunitária na praça, com pessoas em situação de rua. 

 

ODS 3 – Saúde e bem-estar

ODS3

Alinhadas a este Objetivo, podem ser realizadas ações como mutirões de saúde para a comunidade com especialistas, caminhadas e corridas em grupo, gincanas com as crianças, palestras e oficinas sobre prevenção de diversas doenças, campanhas de doação de sangue e medula óssea e práticas coletivas de exercício ao ar livre.

Já demos aqui o passo a passo de como promover uma doação de sangue massiva um pouco diferente.

 

ODS 4 – Educação de qualidade

ODS4

Arrecadação de material e uniforme escolar, oferecimento de cursos e conhecimento técnico, formação e/ou participação como voluntário em cursinhos comunitários, aulas gratuitas de reforço escolar, engajamento em campanhas “adote um aluno” com ajuda e acompanhamento mensal, oferecimento de cursos para professores da rede pública, arrecadação de livros, contação de histórias e outras atividades educativas lúdicas são algumas das possibilidades a serem exploradas dentro do ODS 4.

 

ODS 5 – Igualdade de gênero

ODS5

Este tema super atual e que está sendo cada vez mais trabalho nas empresas apresenta diversas possibilidades de ação, tais como: campanhas de conscientização e estímulo à denúncia de violência doméstica, apoio e voluntariado em projetos para mulheres, oferecimento de cursos de artesanato e possíveis fontes de renda, oficinas e palestras sobre saúde da mulher, bazar na empresa com a venda de produtos de mulheres da comunidade, promoção de aulas de defesa pessoal para mulheres, criação e/ou estímulo a creches comunitárias.

Confira aqui o passo a passo para promover em sua empresa uma feira pelo empoderamento feminino.

 

ODS 6 – Água potável e saneamento

ODS6

Arrecadação e envio de água potável para vítimas de catástrofes naturais, arrecadação de recursos para projetos comunitários, participação em mutirões de melhorias em favelas, criação de redes que permitam levar soluções de baixa tecnologia para comunidades que precisem, entre outras, são algumas das possibilidades de ação que podem contribuir para a preservação e disponibilidade deste recurso natural essencial a todos.

 

ODS 7 – Energia limpa e acessível

ODS7

Para contribuir com este Objetivo, algumas ações possíveis são: campanhas internas e externas sobre uso consciente de energia, apoio a projetos de pesquisa sobre energia limpa, participação em projetos de implementação de tecnologias básicas em comunidades (como o Litros de Luz).

 

ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico

ODS8

Palestras e oficinas sobre educação financeira, aulas sobre conceitos básicos de empreendedorismo, feiras e bazares com artesãos e pequenos produtores, promoção de cursos que gerem possíveis fontes de renda, palestras sobre direito do trabalhador, mapeamento e divulgação de feiras livres da cidade, entre outras, são algumas opções de ação alinhadas ao ODS 8.

 

ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura

ODS9

Para atingimento deste Objetivo, as empresas podem contribuir através de apoio e divulgação do financiamento coletivo de projetos inovadores e doação de computadores e outras tecnologias a projetos sociais e escolas públicas.

 

ODS 10 – Redução das desigualdades

ODS10

Capacitação técnica e oferecimento de oportunidades a refugiados, apoio a projetos de educação inclusiva e orientação profissional a jovens de baixa renda são algumas das possibilidades de ação que podem ser exploradas para atingimento do Objetivo 10.

 

ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis

ODS11

Algumas ações que se enquadram neste ODS são: mutirões de limpeza e melhoria de praças, praias e outros espaços públicos, construção de horta comunitária e implementação de coleta seletiva na empresa e espaços da comunidade.

Clique e veja o passo a passo para promover a construção de uma horta orgânica em escolas.

 

ODS 12 – Consumo e produção responsáveis

ODS12

Promoção de bazares de troca de roupas e brinquedos, palestras sobre consumo consciente, campanha de substituição do copo plástico por canecas e oficinas de aproveitamento de materiais recicláveis são algumas das ações que contribuem para o atingimento do ODS 12.

Confira o passo a passo para promover um “leilão do desapego” em sua empresa.

 

ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima

ODS13

Ações alinhadas a este ODS podem ser: campanhas e atividades sobre uso consciente de energia, implementação de coleta seletiva, exibição de filmes sobre aquecimento global, teatro para as crianças sobre a importância de cuidar do planeta e gincana sobre reciclagem.

Aproveite e confira as sugestões de ação que demos para o Dia Mundial do Meio Ambiente, mas que podem ser promovidas em qualquer época do ano.

 

ODS 14 – Vida na água

ODS14

Passeio com crianças à nascente e/ou ao rio da cidade, mutirão de limpeza de praias e campanha para a redução do consumo de plástico podem ser boas opções de ação voluntária dentro do Objetivo 14.

 

ODS 15 – Vida terrestre

ODS15

Sugestões de ações que podem ser organizadas dentro deste tema são: promoção de trilha ecológica, plantação e/ou distribuição de mudas, promoção de uma “pedalada ambiental”, implementação de horta comunitária e oficinas de permacultura e jardinagem.

Confira na Rede Sociomotiva o passo a passo para organizar uma trilha ecológica com amigos e colegas.

 

ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes

ODS16

Promoção de assessoria jurídica gratuita a organizações sociais e pessoas de baixa renda, campanhas pela paz no trânsito, oficinas de comunicação não violenta, promoção de esportes com crianças e jovens de baixa renda, palestras e atividades sobre ética no cotidiano, entre outras, são algumas das atividades que se alinham a este ODS.

ODS 17 – Parcerias e meios de implementação

ODS17

Para contribuir com o Objetivo 17, algumas ações sugeridas são: apoiar e divulgar projetos de financiamento coletivo de causas importantes, auxílio na construção de redes entre empresas e organizações sociais e envolvimento na construção de políticas públicas mais justas, acompanhando e participando dos espaços de discussão.

 

Viu como cada ODS apresenta uma série de possibilidades de ações? É preciso que cada empresa e cada cidadão entenda seu papel na construção de um mundo mais justo, solidário e sustentável. Para que as metas sejam alcançadas até 2030, cada um precisa fazer sua parte. Agora que você está cheio de ideias, é hora de colocar a mão na massa com a sua empresa. Bom trabalho!

Se você tem outras sugestões de ação, conta pra gente nos comentários. 🙂

 

Fonte: Portal Voluntários Bradesco

(Visited 273 times, 4 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *