Maio Amarelo: 7 ideias de ações para promover em sua empresa

Maio Amarelo é um movimento global para o debate e conscientização da segurança viária. Dado o índice alarmante de mortos e feridos no trânsito todos os anos, o movimento junta o poder público e a sociedade civil, a fim de promover ações de reflexão e conscientização sobre o tema, propagando a cultura do trânsito seguro. As empresas, como parte da sociedade, são convidadas a participar do movimento promovendo ações e engajando seus colaboradores nessa reflexão.

Abaixo separamos algumas sugestões de ações que você pode promover em sua empresa:

1) Jogo das escolhas

maio amarelo - ideia 1

Neste ano, o tema do Maio Amarelo é #MinhaEscolhaFazADiferença. No trânsito estamos o tempo todo fazendo escolhas. Ao entrar no carro, escolhemos colocar o cinto de segurança ou não. Se estou dirigindo e o celular toca, escolho atender ou não. Como pedestre, posso atravessar na faixa destinada a mim ou atravessar num outro local. Nossas escolhas têm consequências e são elas que podem proteger a nós mesmos, quem amamos e quem é amado por outras pessoas.

Por isso, que tal promover essa reflexão sobre a importância das nossas escolhas através de uma brincadeira simples e descontraída na empresa?

A ideia é juntar alguns colegas e criar um semáforo de cartolina. Para chamar atenção, vocês todos podem estar vestidos de amarelo. Fiquem num local de passagem e “brinquem” com as pessoas que estão passando. Parem na frente delas apontando para o sinal vermelho e digam que antes de seguir, elas precisam responder algumas perguntas. A ideia é usar situações simples do trânsito para as pessoas fazerem suas escolhas.

Clicando aqui, você encontra o passo-a-passo para promover esta ação.

2) Distribuição de laços amarelos

maio amarelo - ideia 2

Sabe aquele laço rosa distribuído durante o Outubro Rosa? Pois no Maio Amarelo ele também é um símbolo, só que, claro, na cor amarela. A ideia é que o uso do laço lembre às pessoas da importância de um trânsito seguro e do papel de cada um nesse movimento. Portanto, programar a distribuição desse laço na empresa pode ser algo bacana. Um grupo de voluntários pode distribuí-los num local de bastante movimento da empresa, como a entrada do refeitório, ou deixá-los na mesa de cada colaborador. Não se esqueça de distribuir também alfinetes ou já deixá-los anexados aos laços, para que seja possível colocar na roupa.

3) Painel colaborativo

maio amarelo - ideia 3

Num local de movimento, crie um painel. Pode ser utilizando cartolinas, flip charts ou até mesmo reutilizando o verso de banners que a área de Comunicação não utiliza mais. Decore este painel com as cores amarela e preta e no centro (ou no local mais alto), escreva bem grande: “Qual a sua contribuição para um trânsito mais seguro?”. Ou ainda, aproveitando o tema do movimento neste ano, “#MinhaEscolhaFazADiferença: escreva exemplos de boas escolhas no trânsito”. Também pode ser legal pedir para as pessoas escreverem qual o compromisso delas, a partir de hoje, para a construção de um trânsito mais seguro (por exemplo: “Eu me comprometo…”: escreva aqui seu compromisso para um trânsito mais seguro). Deixe ao lado vários daqueles “canetões” próprios para cartazes e convide as pessoas que passam a deixarem a sua contribuição.

4) Boas escolhas por quem te espera

maio amarelo - ideia 4

Durante alguns dias, peça para as pessoas enviarem fotos de quem espera por elas em casa ou de alguém por quem elas sabem que são amadas. As fotos podem ser enviadas por e-mail ou carregadas num local específico na intranet ou no Portal do Voluntário. Ou ainda, peça para as pessoas levarem a foto impressa até a empresa. Num local de circulação, como elevador, refeitório ou hall de entrada, monte um painel com as imagens recebidas. No centro, em destaque, escreva uma mensagem de impacto, como: “Tem alguém te esperando em casa. Dirija com segurança”. Ou ainda “Sua escolha faz diferença para quem te espera chegar”. Deixe este painel exposto durante todo o mês de maio para contribuir com a reflexão.

5) Bexigas nas estações de trabalho

maio amarelo - ideia 5

Para chamar a atenção para o tema, você e seus colegas podem decorar a empresa com bexigas amarelas. Se for possível, amarrar bexigas com gás hélio às mesas dos colaboradores ou pendurá-las utilizando um suporte pode ser ainda mais interessante.

6) Dia de vestir amarelo

maio amarelo - ideia 6

Escolha um dia do mês de maio para convidar todos os colaboradores a irem vestidos de amarelo. Vocês podem pedir que quem aderir ao movimento, junte os seus colegas e tire uma foto, publicando nas redes sociais, com a hashtag da campanha: #MinhaEscolhaFazADiferença. Pode ser criado um espaço para que os colaboradores postem suas fotos, na intranet ou no Portal do Voluntário. No fim do mês, as fotos podem ficar expostas em algum local da empresa ou pode ser feito um vídeo de fechamento para circular internamente.

7) Uso do material gráfico oficial

maio amarelo - ideia 7

No site do Maio Amarelo, você encontra uma série de materiais gráficos em alta qualidade para fazer download gratuito. Tem papel de parede, que você pode incentivar que os colaboradores usem durante o mês de maio. Tem artes que podem ser impressas até mesmo em folha A3 e espalhadas pela empresa, como nos banheiros, refeitório e elevadores. Enfim, baixe os materiais disponíveis e utilize com criatividade nos espaços físicos de sua empresa.

 

Se você tiver ideias de outras ações, divida com a gente nos comentários.

Bom trabalho! 🙂

banners-sm-conheca-a-sociomotiva.jpg

(Visited 355 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *