infografico panorama voluntariado brasil

Infográfico: Panorama do Voluntariado no Brasil

Uma pesquisa divulgada recentemente pela Fundação Itaú Social aponta que, embora apenas 11% da população brasileira seja de voluntários atuantes, quase 60% está disposta a atuar como voluntária. Por que tanta gente está disposta, mas não coloca a mão na massa? O estudo, feito pelo Instituto Datafolha com mais de 2 mil brasileiros de 135 municípios, tem a resposta: 40% alegam falta de tempo e 30% alegam simplesmente nunca terem sido convidados. A propósito, neste outro post damos algumas dicas para engajar colaboradores que nunca atuaram como voluntários e nesse outro, contamos 3 maneiras de engajar colaboradores sem tempo para o voluntariado.

Vale ressaltar que a pesquisa fala de atividade formal não remunerada; ali não estão sendo consideradas atividades que fazemos pelos outros em nosso dia-a-dia, como cuidar dos filhos de um parente que precisou sair, fazer um mutirão para ajudar na pintura da casa de um amigo e outras atividades pelo bem do próximo mas que não consideramos como voluntariado formal.

Veja no infográfico abaixo outros dados surpreendentes trazidos pelo estudo:

panorama voluntariado brasil

Agora é a sua vez

Quanto você conhece os voluntários da sua empresa ou ONG? Você sabe quais as motivações que eles têm para ser voluntários? Com que tipo de atividades gostariam de trabalhar? Conhecer seu público é muito importante para oferecer oportunidades interessantes e aumentar o engajamento ao programa.

A Associação Viva e Deixe Viver contratou uma pesquisa feita pelo Instituto Qualibest com seu corpo de voluntários. Assim como a pesquisa mencionada neste post, o estudo também aponta a solidariedade e a sensação de bem estar como principais motivadores do engajamento com o voluntariado, e ainda traz outro dado interessante: metade dos entrevistados diz que utiliza os conhecimentos adquiridos na atividade solidária em outros locais, como no trabalho ou mesmo em casa. Uma informação digna de ser apresentada aos gestores da empresa para que vejam o quanto o voluntariado pode melhorar as habilidades profissionais. A pesquisa completa pode ser encontrada aqui.

Então, faça uma pesquisa para conhecer melhor as aspirações, interesses e anseios dos colaboradores da sua empresa. Empresas de consultoria podem ajudar a elaborar metodologias e questionários capazes de captar informações para construir um Programa de Voluntariado atrativo e relevante para os funcionários da empresa.

Depois de obter essa informações, clique aqui ou no banner abaixo e baixe gratuitamente um Kit para planejar seu Programa de Voluntariado, com uma metodologia simples e prática.

(Visited 1.740 times, 1 visits today)

2 comentários sobre “Infográfico: Panorama do Voluntariado no Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *