Concursos como ferramenta de mobilização para o voluntariado

Estamos acostumados a viver em competição no ambiente empresarial, seja externa, devido a grande quantidade de concorrentes existentes em todos os segmentos de mercado, ou seja interna entre os profissionais por melhores cargos ou resultados.

Apesar de quase sempre relacionarmos competições a algo negativo, vale lembrar que em um ambiente saudável elas podem ser muito positivas. Se bem administradas, são ótimas oportunidades de desenvolvimento individual e de equipe, além de serem campo fértil para o surgimento de novas ideias e talentos. Agora imagine tudo isso aplicado com o intuito de trazer resultados positivos para todos os envolvidos. Sim, estamos falando de estimular competições dentro do programa de voluntariado.

Existem diversas possibilidades para estimular uma competição do bem dentro da sua empresa, como gincanas, quizzes, jogos, entre outros. Mas e concursos, você já pensou nisso? Pois vamos te mostrar que esta pode ser uma excelente opção.

concurso voluntariado

 

 

O que é um concurso e como ele funciona

Concursos são competições em que o objetivo final é reconhecer um número limitado de trabalhos que obtiveram melhor desempenho dentre os demais concorrentes.

Em programas de voluntariado, os concursos podem estimular a cooperação, a criatividade e ainda conscientizar os colaboradores sobre assuntos como cidadania, sustentabilidade, entre outros. As possibilidades de concursos para mobilização de voluntários são as mais diversas.

 

Três ideias de concursos

Confira abaixo algumas sugestões de como concursos podem ser feitos:

1. Concurso de fotos

Título do concurso: Minha ação favorita

Mecânica: Peça para os colaboradores enviarem sua foto preferida de alguma ação voluntária que desenvolveram em qualquer momento da sua vida. Se sua empresa possui um portal de voluntariado, pode pedir que os colaboradores publiquem as fotos na plataforma, como neste concurso promovido pela C&A.

Avaliação: Estabeleça critérios que contemplem qualidade de imagem e criatividade.

Reconhecimento: Premie os 3 primeiros lugares com máquinas fotográficas e utilize as imagens nos materiais de divulgação do programa de voluntariado.

Para ficar ainda mais legal: Com as imagens recebidas no concurso, que tal organizar uma exposição de fotos dentro da empresa? Além de ser uma excelente fonte de inspiração aos colaboradores que ainda não são voluntários, também será uma forma de reconhecimento aos demais participantes do concurso.

concurso de fotos - voluntariado

Ao fotografar suas ações preferidas, os voluntários relembram momentos bacanas e inspiram seus colegas.

 

2. Concurso de vídeos

Título do concurso: Recado voluntário

Mecânica: Peça para os colaboradores enviarem vídeos de curta duração (idealmente até 2min) com mensagens inspiradoras sobre solidariedade e voluntariado. O vídeo pode refletir uma ação concreta ou apenas uma ideia ou mensagem, a intenção principal aqui é estimular o diálogo e conscientizar sobre o assunto.

Avaliação: Por ser um concurso de vídeos alguns critérios mais técnicos devem ser observados, como por exemplo a qualidade do áudio. Além destes, recomendo avaliar a originalidade e relevância da ação, ou a ideia apresentada. Se sua empresa tem uma plataforma de voluntariado, pode promover um concurso online de modo que os próprios colaboradores votem nos vídeos que acharem mais interessantes.

Reconhecimento: Premie os primeiros colocados com ingressos de cinema ou kits de DVDs. Não se esqueça de disponibilizar na intranet ou no portal de voluntariado da empresa os vídeos vencedores.

Para ficar ainda mais legal: Organize uma sessão de cinema com os participantes, pode ser em uma sala de cinema reservada, ou então em algum auditório da empresa. Faça uma premiação no estilo “Oscar” para anunciar e exibir os vídeos vencedores.

O vídeo é considerado o formato de conteúdo que mais mobiliza pessoas - mais do que foto ou texto!

O vídeo é considerado o formato de conteúdo que mais mobiliza pessoas – mais do que foto ou texto!

 

3. Concurso de frases

Título do concurso: Por que você curte ser voluntário?

Mecânica: Peça para os colaboradores responderem em uma frase por que eles gostam de ser voluntários.

Avaliação: Além da criatividade na resposta também devem ser avaliadas a clareza da ideia, uso correto da gramática e adequação da frase ao tema do concurso.

Reconhecimento: Premie os primeiros colocados com kits do programa de voluntariado, como camisetas, bonés, cordões de crachá, bottons, cadernos, etc. Utilize as frases vencedoras nos materiais de comunicação do programa, como e-mails marketing, banners, cartazes, etc.

Para ficar ainda mais legal: Além de concursos de frases também é possível fazer concursos de relatos. Para isto estimule que os voluntários contem suas histórias de atuação.

Concursos de frases ou histórias trazem depoimentos incríveis sobre as experiências dos voluntários.

Concursos de frases ou histórias trazem depoimentos incríveis sobre as experiências dos voluntários.

Você também pode misturar as ideias que apresentamos aqui, como por exemplo um concurso de fotos com legenda 😉

 

O que levar em consideração na hora de elaborar o seu concurso

Cronograma:

Planeje com antecedência quantas fases terá o seu concurso e deixe bem claro para os voluntários todo o caminho que ele terá que percorrer.

Fases comuns em concursos:

  • Inscrições: facilite a inscrição do voluntário no concurso, este será o primeiro contato dele com a iniciativa, portanto não deve enfrentar dificuldades para não desanimar ou desistir. Além disso reserve sempre que possível um período de prorrogação para os atrasadinhos e inscrições de última hora.
  • Avaliação: processos de avaliação são bastante complexos, especialmente quando se recebe uma grande quantidade de inscrições. Caso convide avaliadores externos para julgar os trabalhos é necessário levar em consideração a agenda deles nesta etapa. Já no caso de participação popular por voto será necessário reservar um período específico para a votação.
  • Reconhecimento: todos os participantes ficam muito ansiosos para saber o vencedor do concurso, por isso é de suma importância ser pontual e respeitar a data de divulgação dos resultados.

Regulamento:

O regulamento é a ferramenta mais importante de qualquer concurso, ele trará todas as informações sobre a iniciativa além de estabelecer direitos e deveres de todos os envolvidos. Neste documento deverá conter o cronograma completo da iniciativa e critérios de avaliação dos trabalhos. Seja preciso e claro nas informações e se possível peça ajuda ao departamento Jurídico da sua empresa a fim de contemplar aspectos legais como direito de imagem, propriedade intelectual, etc.

 

Concursos para mobilização em diversas áreas

Além de promover o voluntariado, concursos são excelentes ferramentas de mobilização para outras iniciativas empresariais, como sustentabilidade, qualidade de vida, segurança no trabalho, etc. Já pensou no mês de junho, mês em que comemoramos o dia mundial do meio ambiente, promover um concurso de boas práticas para a sustentabilidade? Ou então um concurso de relatos sobre hábitos saudáveis? Ou até mesmo um concurso de selfies com os colaboradores e seus EPIs. As possibilidades são realmente infinitas, use a sua criatividade e aproveite mais dessa incrível ferramenta de mobilização!

banners-ebook-acoes-de-reconhecimento

 

(Visited 250 times, 1 visits today)

Um comentário sobre “Concursos como ferramenta de mobilização para o voluntariado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *