world-giving-index-2016

Brasil fica em 68º lugar no Ranking Global de Solidariedade

O IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social) divulgou na semana passada o World Giving Index 2016, o ranking global de solidariedade. O estudo é baseado em pesquisa feita em mais de 140 países e publicado anualmente pela Charities Aid Foundation.

World-Giving-Index-2016

O World Giving Index traz o ranking global de solidariedade baseado na pesquisa feita em mais de 140 países.

Este ano, o Brasil ocupou o 68º lugar, 37 posições acima do ano passado, quando ficou em 105º. A primeira edição do estudo ocorreu em 2010 e desde então mantém a mesma metodologia, que se baseia em uma única pergunta:
“Você fez alguma das opções a seguir no último mês?
a) doou dinheiro para organizações sociais;
b) fez algum trabalho voluntário para alguma instituição;
c) ajudou um desconhecido.

O lançamento oficial do relatório aconteceu simultaneamente em todo o mundo, na semana passada. No Brasil, a coletiva de imprensa ocorreu no Centro de Voluntariado de São Paulo e o material completo pode ser baixado aqui (em inglês).

ranking global de solidariedade

Estimulando a Solidariedade na sua empresa

Além de favorecer um bom clima organizacional, colaboradores que têm espírito solidário também costumam gerar clientes satisfeitos. Por isso, empatia e vontade de ajudar as pessoas definitivamente são fatores que tornam qualquer equipe mais produtiva. Então, como estimular a solidariedade na empresa? Recentemente falamos aqui no blog sobre 6 maneiras de estimular a cooperação em sua equipe e sobre como fazer mobilizações que realmente melhorem a comunidade. Para complementar, listamos abaixo algumas atividades para incentivar os colaboradores a refletirem sobre o tema:

  • Fique atento a conflitos pessoais dos colaboradores. Muitos deles podem passar por dificuldades em sua vida pessoal por conta de problemas que podem ser amenizados com a ajuda dos colegas. Por exemplo: aqui na V2V, já vimos muitos de nossos clientes usarem seus portais de voluntariado para arrecadar móveis e eletrodomésticos para uma funcionária que havia perdido tudo em uma enchente.
  • Promova uma seção de cinema com filmes inspiradores, como “A Corrente do Bem”, “Antes de Partir” e “Os Intocáveis”. Após a sessão os participantes podem debater sobre como a postura dos personagens ajudaria em situações do dia-a-dia na organização.
  • Crie campanhas de arrecadação de agasalhos, alimentos, material escolar e brinquedos, aproveitando diferentes datas comemorativas do ano. Desastres naturais e situação de calamidade pública também são um bom momento para exercitar a solidariedade. Esta já é uma prática bastante comum na maior parte das empresas, mas não custa reforçar.
  • Promova ações de voluntariado na comunidade. Sou suspeita para falar, afinal aqui na V2V nossa razão de ser é fomentar o voluntariado nas empresas. Mas é inegável que a prática traz benefícios não só para os projetos de Sustentabilidade, mas também para o clima organizacional da empresa. Já falamos sobre isso aqui.

Quais das propostas acima já foram feitas na sua empresa? Compartilhe nos comentários abaixo.

banners-ebook-acoes-emergenciais-1

(Visited 142 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *