Planejamento programa de vloluntariado

Case: Como o MRV Voluntários atingiu o sucesso em menos de 1 ano

Em novembro do ano passado, colaboradores da MRV se voluntariaram para capacitar 600 adolescentes sobre empreendedorismo juvenil e empregabilidade. Este fato chama a atenção por um motivo: o programa de voluntariado da MRV foi criado no início do mesmo ano e em poucos meses, já contava com voluntários dedicados o suficiente para fazer uma ação deste porte acontecer. Para se ter uma ideia, o programa foi lançado em junho de 2015 e, menos de 10 meses depois, já conta com mais de mil colaboradores cadastrados no Portal MRV Voluntários, a plataforma oficial do programa.

Durante a atividade mencionada acima, os alunos de duas escolas públicas, com idade entre 11 e 15 anos, puderam vislumbrar sobre temas que englobavam sociedade, economia e negócios. A movimentação foi além da sala de aula e os adolescentes puderam transmitir em casa o que aprenderam no dia.

Voluntários que aplicaram o curso na escola Dom Cabral exibem seus certificados

Voluntários que aplicaram o curso na escola Dom Cabral exibem seus certificados

Os colaboradores da MRV atuaram como voluntários oferecendo cursos para jovens da comunidade próxima à sede da empresa, em Belo Horizonte. A iniciativa foi realizada em parceria com a Junior Achievement, associação educativa sem fins lucrativos, que capacitou os voluntários dentro dos conteúdos “Nossa comunidade” e “Introdução ao mundo dos negócios”. Após o aprendizado, os colaboradores foram às escolas compartilhar o conhecimento adquirido, com o acompanhamento de instrutores especializados.

A maior parte das empresas inicia seu programa de voluntariado de maneira tímida, com uma divulgação discreta e atividades que exigem pouco envolvimento dos voluntários. Mas a MRV quebrou esta lógica e o resultado não poderia ter sido melhor. Neste post contamos como foi o processo de planejamento, lançamento e execução do Programa. Vamos lá?

 

Antes do Programa existir – a etapa de planejamento

A intenção de criar um Programa de Voluntariado surgiu da própria presidência da empresa com o objetivo de potencializar o compromisso de melhorar a comunidade à sua volta, o que já era feito com apoio financeiro a diversos projetos sociais. Este já é, por si só, um fator de grande ajuda no desempenho do Programa, pois o apoio da alta gestão permite engajar com muito mais facilidade as lideranças e consequentemente seus subordinados.

Planejamento programa de vloluntariado

Mas este não é o único motivo do sucesso do programa. Na verdade, a grande adesão dos colaboradores e o rápido crescimento do programa se devem principalmente a três fatores: ações diversificadas, que atraem diferentes perfis de voluntários, parceria forte com uma organização com grande experiência em articulação de ações e a preocupação com o público interno, que também pode ser beneficiário de atitudes positivas mobilizadas pelos seus colegas.

Para chegar a este modelo de programa, foram feitos benchmarkings com outras empresas, além de pesquisas na internet (há muito material sobre o tema, como este blog, os materiais gratuitos da V2V e as publicações elaboradas pelo Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial, entre muitos outros). A equipe gestora do programa também conversou com diversos colaboradores que já tinham experiência como voluntários.

 

O nascimento do Programa MRV Voluntários

Como é comum na maioria das empresas (se não em todas), diversos colaboradores da MRV já praticavam o voluntariado em sua vida pessoal. Em paralelo, o Instituto MRV já apoiava diversos projetos sociais, o que atraía o interesse de muitos destes funcionários. Então, no lançamento do Programa, a companhia já contava com um pequeno público disposto a fazer novas coisas acontecerem, o que foi um ótimo impulso.

Aliado a isso, foi criado o Portal MRV Voluntários, uma plataforma que serviria não só como uma central de informações do programa, mas também um espaço para os voluntários interagirem, se inscreverem nas ações promovidas pela empresa ou mesmo divulgarem suas próprias iniciativas. Assim, o Portal trouxe não só uma identidade ao programa, mas também um estímulo para que os próprios voluntários inspirassem uns aos outros.

Portal MRV Voluntário

O Portal MRV Voluntários é a plataforma oficial do Programa.

Por fim, para marcar o lançamento do Programa foi feita uma grande divulgação entre os funcionários, utilizando diferentes canais de comunicação interna como newsletter, cartazes e outras peças de marketing. Todas elas estimulavam o colaborador a visitar o Portal MRV Voluntários para conhecer as ações, o que fez com que já de cara muitos deles se cadastrassem na plataforma.

 

Ações voluntárias para todos os perfis de colaboradores

A MRV já era parceira da Junior Achievement há alguns anos, por iniciativa da presidência. Em 2014, quando foi criado o Instituto MRV, esta relação começou a se estreitar, até que com o lançamento do Programa MRV Voluntários surgiu a oportunidade de levar os cursos oferecidos pela JA à comunidade do entorno. Esta parceria trouxe a possibilidade de oferecer aos voluntários uma ação envolvente e transformadora, que requer um grande comprometimento.

Flávia Geórgia, analista de Crédito Imobiliário da MRV e participante da ação, conta qual foi sua motivação para se voluntariar nesse projeto: “minha participação pode fazer a diferença na vida de alguns deles. Assim como eles, eu também estudei em escolas públicas e senti falta desse tipo de abordagem”, afirma. O resultado foi tão positivo que a ação deve ser replicada em São Paulo, onde também há uma unidade da empresa.

“Minha participação pode fazer a diferença na vida de alguns deles. Assim como eles, eu também estudei em escolas públicas e senti falta desse tipo de abordagem.”

Em paralelo, aconteceram também campanhas de arrecadação, que são ótimas maneiras de envolver voluntários mais tímidos pois não exige um compromisso de longo prazo. Este tipo de ação é bastante comum nos programas que estão em fase inicial, mas mesmo nos programas mais maduros nunca deve ser deixado de lado por conta dos grandes resultados que trazem a curto prazo – tanto na mobilização de voluntários quanto no atendimento às instituições, que muitas vezes precisa de ítens com urgência.

Além das ações na comunidade, a empresa também promoveu iniciativas voltadas para beneficiar o próprio público interno. Por exemplo: através do projeto Direito de Saber, advogados da companhia levam orientações sobre temas de ordem econômica, consumidor, direitos humanos e família a colegas de trabalho. Além de ser uma forma de voluntariado pro-bono, que extrai o melhor conhecimento do voluntário, a iniciativa mostra um cuidado da empresa com seus colaboradores que acaba por sensibilizar e aumentar a adesão ao programa.

Por fim, a organização optou por dar voz aos colaboradores, estimulando que eles articulem suas próprias iniciativas sociais. Para tanto, foi oferecido um espaço no Portal de Voluntariado criado especialmente para os colaboradores registrarem suas ideias, convidarem colegas para ajudar e, ao final, divulgarem os resultados de suas ações.

Recorte de tela do Portal MRV Voluntários

No Portal MRV Voluntários há espaço para ações corporativas e para iniciativas dos colaboradores

 

Agora é com você

E na sua empresa, como anda o programa de voluntariado? Se você precisa de um estímulo para implementar ou renovar seu programa, veja como fazer o planejamento do seu Programa de Voluntariado em 90 minutos.

 

Quiz Potencial Programa de Voluntariado Empresarial

(Visited 526 times, 1 visits today)

2 comentários sobre “Case: Como o MRV Voluntários atingiu o sucesso em menos de 1 ano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *