Benchmarking: Colaboradores da Azul participam de Gincana Solidária

Muitas empresas preferem começar um programa de voluntariado aos poucos, mas a Azul Linhas Aéreas fez exatamente o contrário e teve ótimos resultados: já no primeiro ano de Programa lançou a Gincana Solidária, que reuniu cerca de 400 voluntários, divididos em 32 equipes e ajudou mais de mil pessoas. Neste post, contamos alguns segredos deste sucesso:

 

Como funcionou a Gincana

A Gincana aconteceu entre junho e outubro deste ano. Os funcionários foram estimulados a organizarem grupos para participar da competição. Cada uma das equipes escolheu uma ONG local e, juntamente com a instituição, definiram o objetivo a ser apoiado. Dessa forma, os voluntários promoveram diversas iniciativas para a conquista do objetivo, como por exemplo, arrecadação de itens, reformas, visitas, chás beneficentes, bingos, rifas, entre outras.

Gincana Solidária Azul

Todas as fotos, resultados e documentos das ações foram registrados no Portal Voluntariado Azul, o que serviu não só para o monitoramento da gincana, mas também foi um grande estímulo para os voluntários se inspirarem com as postagens uns dos outros. Após esse período, um comitê formado pela equipe de Responsabilidade Social da empresa avaliou os resultados da gincana e escolheu as três equipes vencedoras, considerando critérios como mobilização, transformação social e criatividade.

A Gincana Solidária surgiu da ideia de fortalecer e integrar ainda mais as equipes de voluntários, que já eram bastante engajadas antes mesmo do programa Voluntariado Azul existir.

“A Gincana Solidária surgiu da ideia de fortalecer e integrar ainda mais as equipes de voluntários, que já eram bastante engajadas antes mesmo do programa Voluntariado Azul existir. As ações de apoio a causas sociais fazem parte da essência da Azul, que é fazer a diferença na vida das pessoas. A preocupação em apoiar e ajudar a desenvolver esses projetos faz com que a Azul reforce cada vez mais o seu compromisso com as comunidades onde atua”, afirma Carolina Constantino, gerente de Comunicação, Cultura e Responsabilidade Social.

 

O prêmio

É claro que os voluntários já vêem como recompensa toda a experiência que vivem ao participar de atividades voluntárias, mas a gincana trouxe um estímulo extra: as três equipes mais bem avaliadas pelo comitê receberam doações de até R$ 3 mil, que foram repassadas às ONG parceiras dos ganhadores.

 

Resultados emocionantes

A primeira colocada foi o grupo de voluntários do Rio de Janeiro, que escolheu apoiar a ONG Rocinha Surf Escola. Os Voluntários Azul promoveram diversas ações, como uma festa e um bazar beneficente no Dia das Crianças e uma oficina de produção de mini pranchas para comercialização local. Com o prêmio que receberá, no valor de R$ 3 mil, juntamente com os valores que arrecadaram com as diversas ações que fizeram, a ONG levará 20 crianças para um campeonato de surf em Florianópolis ainda neste mês.

Reunião na Escola Surf da Rocinha

Em segundo lugar, a Fundação Nova Vida foi a ONG escolhida para receber ajuda dos Voluntários da Ilha, como é chamada a equipe de Voluntários Azul de Florianópolis. A ação mobilizada por eles ajudou uma comunidade afetada por um vazamento de óleo na região, que prejudicou o ecossistema e a fonte de renda das pessoas que viviam ali. Além disso, foi realizada uma rifa de camisas autografadas dos times de futebol Avaí e Figueirense, e o dinheiro arrecadado contribuiu para a compra de materiais para confecção de artesanato pelas moradoras da região, além de permitir que os pescadores da comunidade conseguissem a carteirinha de regulamentação da profissão.

Camisas dos times Avaí e Figueirense

A terceira equipe vencedora foi a Sorriso Azul, de Campo Grande, que trabalhou com a ONG Sorrindo Pela Vida. A instituição atende crianças de baixa renda, oferecendo alimentação e lazer, e ficou novinha em folha com a ajuda dos voluntários. Pintura e reparos foram feitos para melhorar a estrutura do local.

Painel e reforma feitos com ajuda dos voluntários

 

Outras frentes do Programa Voluntariado Azul

A Gincana Solidária é parte do programa Voluntário Azul, criado em 2014. Em apenas um ano, cerca de mil voluntários já aderiram ao programa, onde colaboram em três frentes: causas e instituições escolhidas pelos próprios voluntários das bases espalhadas pelo Brasil; ações desenvolvidas pela área de Responsabilidade Social e a atuação em ações desenvolvidas pelos parceiros da Azul.

A plataforma de comunicação do Programa é o Portal Voluntariado Azul, criado para organizar e informar os Voluntários Azul sobre as ações que estão sendo desenvolvidas, funciona também para promover a interação dos integrantes. O Portal do Voluntariado traz notícias sobre os projetos, resultados das ações e é alimentado também pelos próprios participantes, que compartilham fotos e contam sobre as ações que desenvolvem nas cidades onde estão.

 

Sobre a área de Responsabilidade Social da Azul

Criada em 2014, a área é pautada pelos Cinco Princípios da companhia – Visão, Missão, Valores, Compromisso e Liderança – e sua atuação está baseada em quatro pilares: Empreendedorismo, Inovação, Educação e Voluntariado. Entre seus objetivos estão a contribuição para a inclusão social no país, o cuidado com a comunidade – principalmente no entorno dos locais em que atuamos – e a valorização e fortalecimento da marca. Atualmente, seis iniciativas de Norte a Sul do país recebem suporte da companhia.

 

Se sua empresa também possui um programa de voluntariado bacana, que possa inspirar outros gestores de Programas de Voluntariado, compartilhe sua história com a gente! Você pode deixar um comentário no espaço abaixo ou me enviar um email pelo natalia@v2v.net.

 

Quiz Potencial Programa de Voluntariado Empresarial

(Visited 690 times, 1 visits today)

Um comentário sobre “Benchmarking: Colaboradores da Azul participam de Gincana Solidária

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *