Arte e cultura: 4 ideias de ação para promover em seu Programa

Arte e cultura são elementos com capacidade transformadora em nossa sociedade. Através dos mais diferentes tipos de manifestação, a arte e a cultura atravessam gerações e classes sociais e endossam aspectos importantes da educação.

Confira abaixo 4 ideias de ação para promover com sua empresa.

1) Show de talentos beneficente

arte e cultura

A ideia é convidar seus colegas a compartilharem seus talentos num momento especial, que pode ser durante o período de almoço ou num dia após o expediente. Cantar, dançar, atuar, recitar um poema, tocar um instrumento, fazer um grafite… tudo o que for relacionado à arte e/ou à cultura está valendo. Para se inscrever no show de talentos e para assistí-lo, você e os colegas que estão te ajudando a organizar podem cobrar uma “entrada” simbólica, que pode ser, por exemplo, um livro em bom estado. Com a arrecadação, vocês podem encaminhar estes livros para a biblioteca de alguma escola pública próxima ou algum projeto ou organização social que vocês conheçam e recebem livros.

Mais legal ainda é promover esse show de talentos numa organização social escolhida por você e seus colegas. Por exemplo, no caso de uma casa de repouso, vocês podem descobrir os possíveis talentos dos idosos que vivem ali e estimular que eles participem, com a ajuda dos voluntários na prepação e/ou até mesmo na apresentação. Assim também pode ser numa organização que atenda crianças e adolescentes: estimule-as a participar e chame os voluntários para ajudar na preparação delas, podendo até participar junto na apresentação em alguns casos. Divulgue o show de talentos na sua empresa, para as famílias dos beneficiários, para os parceiros da organização e a comunidade num geral. Para a entrada, faça a cobrança simbólica de um livro em bom estado ou algum outro item escolhido pela organização.

O importante é usar a criatividade, compartilhar arte e cultura num momento de festa e desconcentração e de quebra, ainda promover uma arrecadação. Para conferir o passo a passo desta ação, clique aqui.

2) Dia Nacional do Folclore: contação de histórias, oficina de fantasias e exposição

arte e cultura

Dia 22 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Folclore, um elemento importantíssimo da cultura nacional. Você e seus colegas podem aproveitar a data para promover uma ação em alguma organização social parceira que trabalhe com crianças, a fim de resgatar esse elemento importante de nossa cultura.

Clique aqui para ver o passo a passo e promover uma exposição sobre o tema e aqui para baixar o passo a passo e promover uma ação lúdica que une contação de histórias e oficina de fantasias com materiais recicláveis.

3) Sessão pipoca

arte e cultura

Todo mundo adora um bom filme com pipoca, não é mesmo? Promova uma sessão de cinema na sua empresa ou até mesmo fora dela, numa escola pública da região ou numa organização social, convidando a comunidade para esse momento. Se for na empresa, procure um local em que isso possa acontecer, no horário de almoço ou após o expediente, e vá em busca das autorizações internas para divulgar a ação. Se for na comunidade, acomode um telão e um projetor num lugar no qual caibam as pessoas de maneira confortável, com cadeiras ou puffs. Divulgue bastante. Aproveite o tema e exiba um filme que celebre elementos de nossa cultura nacional. Algumas sugestões são: Damas do Samba (2013), Axé: Canto do Povo de Algum Lugar (2017), Trinta (2014), O Samba (2015), Gonzaga, de Pai pra Filho (2012).

4) Clube do Livro

Que tal montar um Clube do Livro em sua empresa?

A ideia é simples: monte um grupo e a cada mês vocês escolhem um livro para lerem juntos. Promova encontros a cada semana (ou semana sim, semana não) para discutir sobre o livro, estudar mais sobre o autor, o contexto histórico da obra, etc. Divulgue a ideia internamente e convide as pessoas a participar. Se sua empresa tiver um Portal de Voluntariado, melhor ainda. Crie a ação, convide os participantes e usem as ferramentas de discussão para escolher o primeiro livro. Marquem uma meta de leitura para o primeiro encontro, a fim de discutirem o que vocês leram até o momento.

Esses encontros também podem ser um bom momento de descontração e troca entre os colaboradores participantes, que podem se dividir para levarem um lanche gostoso para o encontro. Vocês também podem aproveitar para criar uma biblioteca coletiva, propondo que a cada mês, os participantes levem livros que já leram para disponibilizar a outras pessoas da empresa.

Bom trabalho! 🙂

(Visited 71 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *