7 vantagens de estimular o engajamento social em sua empresa

O engajamento social através do voluntariado produz efeitos muito positivos nos indivíduos, pois contribuir para causas nas quais acreditamos nos dá um senso de pertencimento. Mas como isso se aplica à empresa? Quais são os motivos pelos quais uma empresa deve estimular o engajamento social? Para responder a essa pergunta, listamos 7 deles:

1- Desenvolver espírito de equipe entre os colaboradores

Ao realizar trabalhos voluntários, as pessoas convivem fora do ambiente da empresa e têm a oportunidade de desempenhar tarefas diferentes. Além de ter uma chance de conhecer habilidades novas e um lado descontraído dos colegas de trabalho, o engajamento social também é uma forma bacana de gerar contato entre colegas que desempenham funções muito diferentes, em áreas que possuem pouca interface, e que normalmente não interagem.

Tendo como objetivo comum ajudar a comunidade local, os voluntários acabam se conhecendo e se tornando mais próximos. O engajamento social nos faz lembrar da importância de se doar pelo outro, e o quanto uma pequena atitude pode fazer diferença. Às vezes o mundo corporativo nos faz esquecer disso, pois há metas e prazos estritos, que podem, em casos extremos, levar ao egoísmo. Ao renovar esse espírito de solidariedade, ficamos mais abertos a fazer amizades e gerar proximidade e cooperação. Esses laços continuam no ambiente de trabalho, trazendo uma atmosfera de harmonia e trabalho em equipe.

O engajamento social ajuda a tornar o funcionário mais solidário e compreensivo aos problemas de seus colegas, gerando um espírito de cooperação e ajuda mútua. Com isso, o clima organizacional fica mais leve e equilibrado, com confiança e companheirismo.

engajamento-social

2- Reforçar sua marca

Conforme comentamos aqui, ao desenvolver seu programa de voluntariado é importante alinhar os objetivos de seu programa com os de sua empresa, escolhendo áreas temáticas nas quais sua empresa pode utilizar o expertise e conhecimentos técnicos de seus funcionários para resolver problemas sociais e produzir impactos positivos na comunidade.

Assim, sua marca passa a ser associada não apenas como uma empresa que produz determinado bem ou presta determinado serviço, mas também como uma empresa que se preocupa especialmente em construir um país melhor e socialmente engajada na pauta escolhida por você.

3 – Estreitar a relação com a comunidade

O voluntariado permite um contato com os problemas da comunidade que talvez não pudesse ser realizado de outra forma. Conhecer situações que causam transtornos aos moradores locais e ajudá-los a resolver esses desafios é uma maneira de fazer com que a empresa e seus funcionários entendam a realidade na qual estão situados e não fiquem alienados na rotina de trabalho e lazer.

Essa também é uma forma de entender e avaliar o impacto que a empresa gera na comunidade local. Além de descobrir como minimizar qualquer impacto negativo, pode-se gerar empatia com os moradores.

A corporação não deve ser entendida como uma entidade intrusa na região, no entanto, a ausência de interação dos funcionários com os habitantes pode gerar essa impressão. Esse contato ajuda a empresa a ser vista como um membro ativo da comunidade que é socialmente engajado, gera empregos, produz produtos ou serviços, e ajuda em seu desenvolvimento.

4 – Aumentar a qualidade de vida dos colaboradores

Apesar de todos sabermos que o trabalho voluntário nos faz sentir bem, o efeito que o voluntariado tem sobre quem o pratica vai além do senso de solidariedade, e produz efeitos físicos. Pesquisas mostram que, se comparados voluntários a pessoas que não realizam atividades voluntárias, aqueles que dedicam seu tempo ao engajamento social tem menos propensão à obesidade, possui colesterol e pressão sob controle. Conforme comentamos aqui, a expectativa de vida de quem é socialmente engajado é 24% maior que a população em geral.

engajamento-social

5 – Ampliar bagagem cultural e emocional do time

Além de ser positivo para a saúde mental e física, o voluntariado é uma excelente forma de socializar. Ao conhecer problemas que afetam a comunidade, e ajudar a resolvê-los, o voluntário acaba tendo contato com situações novas, conhecendo uma nova realidade. Conforme mencionamos no ponto 1, isso gera senso de solidariedade, mas os efeitos vão muito além.

O voluntário que é socialmente engajado ganha uma bagagem cultural e emocional enorme. Conhecendo pessoas em situação de necessidade e lidando com problemas novos, nosso imaginário é alargado. Isso significa que entenderemos melhor aqueles que têm modos de vida muito diferentes, em situações que podem ser críticas e dolorosas. Desse modo, se aprende a ter sensibilidade e colocar-se no lugar do outro.

6 – Desenvolver competências profissionais na empresa

O engajamento social nas atividades voluntárias é uma forma de aprender, saindo da rotina das atividades normalmente desenvolvidas no trabalho. Algumas vezes essa rotina de trabalho pode acabar nos deixando em situações de comodismo, nos especificando em determinada função, mas esquecendo que há novas habilidades e competências que podem ser exploradas.

Conforme mencionamos aqui, ao lidar com novos desafios, o voluntário cresce, amplia seus horizonte e também aprende a ter jogo de cintura para lidar com situações inusitadas. O crescimento não fica voltado apenas para o engajamento social, e seu poder de transformação pode ser levado para o ambiente de trabalho.

engajamento-social

7 – Aumentar a motivação dos colaboradores

Por ter mais qualidade de vida, mais saúde, e por ver sua marca associada a causas nobres, é natural que o funcionário tenha mais motivação para trabalhar. O participante do programa de voluntariado empresarial sente que não apenas tem uma função dentro da empresa, mas também sente a honra de ser um dos elos que unem sua instituição à comunidade, socialmente engajado, e faz parte da produção de mudanças positivas no mundo.

Além das vantagens mencionadas, há muitas outras coisas positivas para os funcionários e também para a empresa em ser voluntário, como o aprendizado de novas habilidades, a capacidade de se desafiar, a descontração, e até mesmo o desenvolvimento de um senso de confiança em si mesmo. Fica até difícil fazer a lista resumida, né? Ao participar de um programa de voluntariado empresarial você certamente descobrirá motivos incríveis e novos que nem poderia imaginar.

Se sua empresa não possui um programa de voluntariado empresarial mas gostaria de saber como organizá-lo, converse conosco e saiba por onde começar.

voluntariado-empresarial

(Visited 195 times, 1 visits today)

Um comentário sobre “7 vantagens de estimular o engajamento social em sua empresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *