4 ONGs com oportunidades de voluntariado para empresas

Encontrar uma instituição, levantar demandas, desenhar a ação, comprar o material necessário, gerir os voluntários… uma ação de voluntariado envolve diversos detalhes e muito trabalho de organização. Você sabia que existem ONGs que já possuem ações “prontas” como oportunidade de voluntariado para empresas?

Abaixo te apresentamos 4 destas organizações.

1. Junior Achievement

Junior Achievement é uma associação educativa sem fins lucrativos, que tem por objetivo despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola. Através de diversas atividades sobre economia pessoal e gestão de negócios, o desenvolvimento dos jovens beneficiários é estimulado, proporcionando a eles uma visão clara do mundo dos negócios e facilitando seu acesso ao mercado de trabalho.

Na parceria com empresas, os colaboradores são capacitados e estimulados e entrarem em sala de aula e dividirem seus conhecimentos específicos e a cultura empreendedora. Com mais de 20 programas voltados para jovens dos Ensino Fundamental e Médio, a parceria com empresas é primordial para o atingimento dos objetivos da JA. Os colaboradores voluntários são capacitados e acompanhados pela equipe da Junior Achiviement durante todo o programa objeto da parceria.

Empresas como Suzano, Ultragaz, KPMG, Dell, Alcoa, John Deere, Metlife e Cyrela já envolveram ou ainda envolvem seus colaboradores nos programas da Junior Achievement no Brasil.

Voluntários da Ultragaz levam educação empreendedora a alunos do Rio de Janeiro. Fonte: http://www.jabrasil.org.br

Voluntários da Ultragaz levam educação empreendedora a alunos do Rio de Janeiro. Fonte: http://www.jabrasil.org.br

2. TETO

TETO é uma organização internacional presente em toda a América Latina e Caribe. Trabalha pela defesa dos direitos de pessoas que vivem nas comunidades mais precárias e invisíveis, diminuindo sua vulnerabilidade por meio do engajamento comunitário e da mobilização de voluntários. No Brasil, a organização já atuou em mais de 100 comunidades desde 2006 e está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná.

Uma das formas de financiamento do TETO no Brasil é a parceria com empresas. Numa das suas principais atividades, a construção de moradias de emergência, as empresas contribuem com os custos envolvidos na ação e seus colaboradores atuam como voluntários, construindo as casas sob orientação de equipe capacitada do TETO. Além disso, existem outras possibilidades de atuação para o voluntariado corporativo, como as ECO (aplicação de enquetes para o cadastramentos das famílias) e os projetos de educação nas comunidades em que o TETO trabalha fixamente.

Telefônica, Siemens, Gerdau, Cisco, Bank of America, DHL e Pfizer são algumas das empresas que já promoveram o voluntariado corporativo em parceria com o TETO. A primeira, inclusive, utilizou a oportunidade para desenvolver o Team Building entre os colaboradores participantes. Recentemente falamos aqui no blog sobre como utilizar o voluntariado para Team Building.

Voluntários da Telefônica participam da construção de casas de emergência em São Paulo (SP). Foto: reprodução Facebook da Fundação Telefônica Brasil.

Voluntários da Telefônica participam da construção de casas de emergência em São Paulo (SP). Foto: reprodução Facebook da Fundação Telefônica Brasil.

3. Fundação Iochpe

A Fundação Iochpe é uma organização sem fins lucrativos, que desenvolve programas com foco no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, por meio da arte-educação e do ensino profissionalizante.

Um de seus principais programas, o Formare, é totalmente feito em parceria com empresas. Voltado à qualificação formal de jovens de baixa renda, os cursos são customizados de acordo com as necessidades da empresa parceira. As aulas acontecem em espaço cedido pela empresa e são ministradas pelos colaboradores de maneira voluntária.

Iniciado em 1998, o programa já contou com mais de 50 empresas parceiras, envolvendo mais de 4 mil colaboradores como educadores voluntários. Voith, Siemens, Instituto 3M, L’Oréal, Maxion Wheels e DHL são alguns dos parceiros do Formare.

Colaboradores da Siemens atuam como educadores voluntários na Escola Formare Fundação Siemens Brasil em Jundiaí (SP). Foto: reprodução Facebook da Siemens Fundação Brasil.

Colaboradores da Siemens atuam como educadores voluntários na Escola Formare Fundação Siemens Brasil em Jundiaí (SP). Foto: reprodução Facebook da Siemens Fundação Brasil.

4. Make-A-Wish

Make-A-Wish Brasil realiza os sonhos de crianças com doenças que colocam em risco as suas vidas, enriquecendo a experiência humana com esperança, força e alegria.

A organização tem oportunidades de voluntariado corporativo, na qual os colaboradores da empresa parceira tornam-se voluntários realizadores de sonhos. Além disso, a Make-A-Wish possui um programa de Liderança Sustentável, no qual a empresa parceira tem a oportunidade de promover a prática e o aprimoramento de competências de liderança, através do processo de planejamento e realização de sonhos.

Empresas como Latam Airlines, Microsoft, Disney, Mattel e Accor Hotels são alguns dos parceiros da organização.

Fonte: http://www.makeawish.org.br/

Fonte: http://www.makeawish.org.br/

 

(Visited 417 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *