Como foi o 21º Encontro V2V sobre Mobilização Social e RH

No último dia 07, aconteceu na Vila Madalena, em São Paulo, o 21º Encontro V2V. Com a presença de clientes, consultores parceiros e empresas convidadas, o objetivo deste encontro foi discutir como a mobilização social pode ser uma ferramenta estratégica para o engajamento interno dos colaboradores e outros desafios de RH.

Com feedback bastante positivo dos participantes, o 21º Encontro V2V contou com a presença de nossos clientes Bradesco, Banco do Brasil. Branco Votorantim, Caixa, CNI, Copel, EDP, Grupo Comporte, Itaú, Santander e Ultragaz. Também participaram as empresas Allianz Worldwide Partners, Arteris S.A, Cemig, Cielo, CTG, Cummins Brasil, Telefônica, AES Eletropaulo, ISA CTEEP, LANXESS, Lwarcel Celulose, Lwart Lubrificantes, Mondial Assistance, Otis Elevadores, PwC, Sanasa, Schneider Eletric, Sulamérica e Ticket Serviços S.A. As consultorias Benjamin, CIEDS, Conexão Trabalho, Elo Social, Sinapse e Véli RH também marcaram presença no evento.

Recentemente, discutimos aqui no Blog como o voluntariado contribui para o aumento do engajamento de colaboradores com a empresa e como ele pode ser utilizado para fomentar o Team Building em equipes internas. Além disso, já tratamos das razões para as áreas de voluntariado e RH serem parceiras e como medir o desenvolvimento de competências, questão tão importante para o RH, através do programa de voluntariado.

A fim de aprimorar estas discussões, nosso encontro promoveu palestras, painel e oficina com os presentes, além de propiciar momentos de descontração, troca e networking nos intervalos do evento.

Dando as boas-vindas aos participantes, Bruno Ayres, Presidente da V2V, explicou a importância e os objetivos do encontro. Em seguida, Marianna Taborda, nossa Diretora Executiva, deu o pontapé inicial da reflexão ao trazer resultados de pesquisas recentes que demonstram o impacto das ações de mobilização social e voluntariado sobre questões de Recursos Humanos, como o clima organizacional e o engajamento interno.

Painel: Os desafios do RH e soluções a partir da mobilização social

Em seguida, tivemos a apresentação de Mauro Garcia, Sócio-Diretor da Véli RH, que explicou aos participantes como funciona a área de Recursos Humanos dentro das empresas e quais os principais desafios e questões que estão sendo discutidas hoje nesta área. Uma apresentação bastante enriquecedora, uma vez que a maior parte dos presentes não atuam dentro da área de Recursos Humanos, mas são parceiros internos.

Luciana Veloso, Gestora do Programa de Voluntariado do Banco do Brasil, trouxe um exemplo prático do alinhamento entre mobilização social e RH, uma vez que a empresa mede o desenvolvimento de competências gerado pela participação em ações sociais. Já contamos aqui no Blog este case de sucesso do BB.

A terceira apresentação ficou por conta de Kelly Carmo, Gestora Social do Grupo Comporte, que veio para inspirar os presentes, compartilhando diferentes tipos de ações de mobilização social promovidas pelas empresas do Grupo. O grande diferencial foi a apresentação de ações sociais que se encaixam em temas comumente tratados pelo RH, como Saúde e Qualidade de Vida.

Ao final das apresentações, demos início ao Painel, mediado por nossa diretora de Estratégia e Inovação, Samantha Jones. Os três palestrantes convidados puderam responder às perguntas e contribuições dos presentes, que participaram ativamente e tornaram a discussão bastante rica. O Painel foi transmitido ao vivo pelo Facebook e o vídeo na íntegra está disponível em nossa página.

Num segundo momento, Bruno Ayres apresentou as funcionalidades que estão sendo desenvolvidas na nova versão da plataforma V2V para esse ano e os participantes puderam votar nas que mais os interessava. Um momento importante para que nós possamos entender quais são as funcionalidades que mais potencializam o trabalho dos gestores dos programas de voluntariado nas empresas

Oficina – Cases e soluções a partir da mobilização social

Em seguida, os participantes foram divididos em grupos de cerca de 10 pessoas para a oficina. Cada grupo foi mediado por um consultor parceiro do V2V e diante de uma situação proposta, deveria analisar e propor uma solução através da mobilização social. Após o tempo em grupo, uma dupla apresentou a todos os presentes o trabalho desenvolvido, trazendo ideais e inspirações para a resolução de problemas comuns à todas as empresas, utilizando-se de ações de mobilização social.

Para conferir todas as fotos do evento, acesse nossa página do Facebook. E fique ligado, pois nosso próximo encontro já tem data marcada: será 15 de setembro, no Rio de Janeiro. Em breve, mais informações.

(Visited 185 times, 1 visits today)

2 comentários sobre “Como foi o 21º Encontro V2V sobre Mobilização Social e RH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *